Growth Marketing & PR: como unir os dois conceitos para ajudar a sua empresa crescer.

Silse Martell • Jun 27, 2023

Criado em 2010 por Sean Ellis da Dropbox, Growth Marketing reúne tecnologias de internet, estratégias de PR e automação de base para acelerar vendas. Dentro do conceito, a jornada de compras dos clientes é planejada em estágios que vão de Awareness a Aquisição, Ativação, Retenção e Recomendação. A cada estágio, profissionais de Growth Marketing aplicam formas inteligentes de influenciar clientes a passarem para a próxima fase da compra. Estas “formas” são conhecidas como “Growth Hacks”. 


Para a SmartPR, PR é a junção de Assessoria de Imprensa com Marketing Digital.Criamos conteúdos para que toda a vez que prospects, clientes, investidores e outros públicos derem um Google para procurar informações associadas a seu produto ou serviço, a sua marca aparecer de forma positiva -- em blogs, nas redes sociais e na mídia -- em todas as fases da jornada de compras.



A boa notícia para líderes de marketing e founders de startups, é que os custos de PR são infinitamente menores do que os orçamentos milionários de publicidade do passado. E quando o planejamento de PR é feito na lógica de Growth, os resultados são surpreendentes.


A história do PR


Inspirado no
infográfico compartilhado recentemente pelo PR News IO, criamos nosso jeito de contar a história de PR, dividida nas seguintes partes:


Como tudo começou




O que levar em conta na hora de planejar:


  • Defina personas, pesquisando e analisando informações demográficas e hábitos de compra dos seus próprios clientes.

  • Otimize o site da empresa, com estratégias de SEO.

  • Planeje suas ações de PR pensando em como contribuir mais para acelerar cada etapa do funil de vendas.

  • Se a sua empresa ainda não tem blog, batalhe para criar um, venda internamente a importância de blogs para aumentar o tráfego orgânico da marca. Se o blog for internacional, insista na importância de criar um para o mercado brasileiro. A conversa tem que ser relevante para quem está fazendo buscas. Segundo o site Optinmonster, empresas que priorizam blogs conquistam 13X mais resultados do que as outras.


  • Apresente resultados de PR de acordo com o conceito de Growth Marketing, de Awareness a Recomendação.


Dar um Google antes de tomar qualquer tipo de decisão hoje faz parte da vida e do vocabulário de todos nós, tanto no privado, quanto no profissional. Portanto, pensar no crescimento de um negócio, à luz desta realidade, faz todo o sentido.


Se quiser saber mais sobre como conectamos Growth Marketing com PR, marque um papo conosco.

Como escolher uma assessoria de imprensa? O que você deve levar em conta?
Por Karina Lotze 06 mar., 2024
Como escolher uma assessoria de imprensa? O que você deve levar em conta?
community management
Por Smart Group 11 dez., 2023
Você conhece o conceito community management? Entenda a importância de criar comunidades e como as marcas podem fazer isso.
 funil de conteúdo
Por Smart Group 24 nov., 2023
O funil de conteúdo é uma ferramenta estratégica muito importante para marcas que desejam se aproximar de potenciais clientes por meio de conteúdos digitais.
2024 previsões de PR da Smart
Por Silse Martell 10 nov., 2023
Quer arrasar em 2024? Crie seu planejamento de comunicação de 2024, com base nas previsões de PR da SmartPR
SmartPR Ter um blog
Por Karina Lotze 24 out., 2023
Ter um blog não é mais opção para empresas. É a principal iniciativa para aumentar o tráfego de marcas na internet.
Joice Niskier
Por Smart Group 10 out., 2023
Estratégias de PR podem ser bem diversificadas, mas está claro que os vídeos geram bom engajamento. Saiba como preparar porta-vozes para encarar as câmeras.
Pessoa de camisa branca sentada em frente ao computador, segurando o globo terrestre verde na mão
Por Smart Group 21 ago., 2023
Agenda ESG e PR. Iniciativas realizadas por empresas em temas de impacto merecem a melhor comunicação possível. Veja em nosso blog.
Gaivotas voando e seguindo um líder no céu ao pôr do sol
Por Smart Group 15 ago., 2023
Como se tornar autoridade em um segmento? Thought Leadership é a estratégia para ampliar o raio de influência de empresas.
Duas mulheres de vestido preto em uma estrada de terra carregando uma mala com um automóvel ao fundo
Por SmartPR Team 01 ago., 2023
Será que um restaurante vale a pena? Se estiver no Guia Michelin, deve ser uma boa pedida. Veja o post em nosso blog.
Homem de camisa azul sentado digitando no computador
Por Silse Martell 25 jul., 2023
Quer autoridade de marca, tráfego e conversão de leads? Invista em blogs. Veja o post completo em nosso blog.
Show More
Share by: