Blogs para quem quer converter leads no longo prazo

Silse Martell • Jul 25, 2023

Eles estabelecem autoridade de marca e thought leadership; geram tráfego para o site; ajudam a atrair clientes e a converter leads para sempre. Se a sua empresa ainda não tem blog, ou tem um que não está performando, escrevo este post especialmente para você.

 

O grande desafio para nós, pessoas marketeiras e comunicadoras, tem sido entender e driblar os algoritmos, que constantemente mudam o jogo insano da batalha pela atenção de clientes. Nos feeds das redes sociais, marcas concorrem com a estreia do filme da Barbie, o lançamento do novo iPhone, o campeonato de futebol e por aí vai. Sem falar na facilidade de ferramentas como ChatGPT e Bard, cada vez mais utilizadas na busca de informações.

 

O formato blog surgiu em 1994, bem antes da chegada das redes sociais e da Inteligência Artificial. Por volta de 2006, nós criamos aqui na SmartPR o blog da Skype, um dos primeiros corporativos que se tem notícia no Brasil. Na época, a Skype ainda era gerida pelos fundadores em um pequeno escritório que cheguei a visitar em Londres. Como no Brasil não havia escritório, nosso blog tornou-se a principal fonte de informação da Skype para o público brasileiro. Mais de 15 anos depois, essa ferramenta continua gerando resultados incríveis. 


Segundo o site
Optinmonster, estatísticas atualizadas em 2023, revelam:


●  77% dos usuários de internet leem blogs.

●  59% das pessoas compartilham artigos sem que tenham lido.

●  Sites com blogs têm 434% mais páginas indexadas (isso facilita a busca).

●  Empresas com blogs têm 97% mais links para seus sites.

●  Empresas que priorizam blogs conquistam 13X mais resultados do que as outras.

●  Empresas B2B que tem blogs geram 67% mais leads do que as que não tem.

 

Aqui na SmartPR fizemos uma análise de cinco empresas de saúde, das quais apenas duas tinham blogs. No mês de julho de 2023, as duas com blog tiveram 2 mil vezes mais tráfego orgânico do que as outras. 


Além disso, de forma geral, quem chega ao blog de uma empresa é uma pessoa que se interessa pelo conteúdo e sabe o que quer – é um lead mais qualificado. Ela é diferente daquela que fica rolando o dedo no feed do Instagram ou do TikTok para matar o tempo e, de repente, tromba com um post ou anúncio.


É por essas e por outras, que para sua inspiração, resumo aqui em duas partes, mindset e passo a passo, a nossa experiência sobre como conquistar resultados com um blog.



MINDSET


Generosidade: Compartilhar, o verbo mais over-utilizado da nossa era, é o comportamento que melhor descreve o jeito de ser de um blog. Escrever é um ato de generosidade, quando escrevemos blogs, compartilhamos expertise, conhecimento e informações úteis para melhorar a vida ou facilitar o trabalho de quem lê. 


Reciprocidade: A generosidade do compartilhamento é recompensada pela oportunidade de posicionar, para o público, a nossa forma de pensar, sem filtros.


Qualidade:  Não é qualquer conteúdo que funciona, caprichar é necessário. Blog bom deve demonstrar Experiência, Expertise, Autoridade e Confiabilidade – estas são as quatro palavras que compõem as normas de ranqueamento de busca do Google. Por outro lado, essa semana li no blog do Hubspot algo que me leva a crer que o Google deveria agregar mais uma quinta palavra:  “perspectiva”, no sentido de opiniões pessoais, porque isso é algo que a Inteligência Artificial dificilmente conseguirá. 


Paciência: Blog é uma estratégia de longo prazo, resultados de tráfego tendem a aparecer a partir do sexto mês de publicação. Portanto, a receita é consistência e paciência.



O PASSO A PASSO


1. Defina personas, pesquisando e analisando informações demográficas e hábitos de compra dos seus próprios clientes.


2. Descubra quais são os termos mais buscados pelas suas personas na internet e aprenda tudo o que puder sobre SEO.


3. Desenvolva um calendário editorial com base nos termos mais buscados. Para ideias de títulos, vale testar a ferramenta Blog Ideas Generator do Hubspot. Em poucos minutos é possível ter ideias para uma semana ou para um ano.


4. Leia, pesquise, siga blogs, anote e escreva muito, sempre que puder.


5. Utilize formatos consagrados, como listas, reviews, infográficos, e thought leadership.


6. Analise os resultados de tráfego e faça testes A/B com os títulos para identificar oportunidades de melhorar os resultados.


7. Use a sua criatividade para promover cada blog, como um asset da empresa: redes sociais, vídeos no Youtube, email marketing, outbound e até ads.


8. Revise os posts antigos sempre que puder. Blogs ficam no ar por muito tempo, é importante que a informação esteja atualizada. 


Se a sua empresa ainda não tem um blog, nunca é tarde para começar. 


Precisando de ajuda, marque um papo conosco.

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