Guia Michelin: uma grande sacada de PR

SmartPR Team • Aug 01, 2023

Por que uma gigante que produz 200 milhões de pneus por ano se envolveu em turismo e gastronomia?


Como o próprio site do Guia Michelin coloca, percebe-se que, inicialmente, não havia grandes ambições com o simples projeto.


Mas a ideia era realmente genial. 


Os irmãos André e Édouard Michelin, fundadores da marca, estavam insatisfeitos porque o mercado de automóveis ainda era restrito e não havia demanda para expandir a produção de pneus. E bota restrito nisso. Em 1900, havia só 3 mil carros rodando em toda a França!


No entanto, eles não se acomodaram e fizeram a pergunta de milhões: e se os motoristas franceses tivessem acesso a informações úteis para terem mais vontade de explorar o país sobre quatro pneus, oops, rodas?


A ideia dos Michelin foi oferecer uma publicação com mapas, indicações de oficinas e postos de gasolina, instruções para troca de pneus e informações mecânicas sobre os carros. Além desse conteúdo, o guia trazia indicações de hotéis no país, afinal a intenção era mostrar que os motoristas poderiam viajar de carro e se hospedar por toda a França.


A marca percebeu que podia comer pelas beiradas e tirar proveito disso. Apostou em uma estratégia de PR inédita, que se mostrou genial e ganhou o posto de primeiro exemplo de conteúdo rico. 


Com sutileza e elegância, a marca ofereceu ao público informações esclarecedoras, que tem, como objetivo final, thought leadership e autoridade de marca. 


Mas a história da Michelin é mais longa e nós da SmartPR adoramos contá-la.


Que tal “temperar” o Guia Michelin?


O sucesso foi tanto, que em poucos meses, o Guia se tornou um must na França. As pessoas viam muito valor naquelas informações e, por tabela, passavam a enxergar a marca com simpatia. 


O sucesso foi tanto que, em 1910, o Guia Michelin já tinha edições fixas em países como Itália, Alemanha, Espanha, Portugal, Argélia, Tunísia, entre outros. 


O pulo do gato aconteceu em 1922, depois de um hiato forçado pela Primeira Guerra Mundial. A partir daquele ano, o Michelin passou a listar restaurantes no guia. Rapidamente, essa seleção virou febre entre os leitores e provocou um aperfeiçoamento da seção. Críticos gastronômicos começaram a visitar os estabelecimentos e avaliá-los com olhos de lince.


O mapa da mina estava desenhado, mas com o passar do tempo a marca foi ajustando o percurso até que, em 1926, nasceu a Estrela Michelin. Inicialmente, dava-se uma única estrela para os restaurantes favoritos dos críticos.


A partir de 1931, adotou-se a graduação que vai de uma a três estrelas:

  • 1 estrela: um restaurante muito bom em sua categoria;
  • 2 estrelas: comida excelente, vale a pena fazer um desvio na sua viagem;
  • 3 estrelas: uma das melhores mesas, vale a viagem.


No início deste século, o Guia Michelin chegou aos Estados Unidos, Canadá, Japão, Hong Kong e outras localidades estratégicas que ajudaram a consolidar a publicação como o “crème de la crème” quando o assunto é avaliação de restaurantes e hotéis. Atualmente, mais de 10 mil estabelecimentos são contemplados pelo Guia.


No Brasil, só a partir de 2015 que o Guia Michelin começou a classificar restaurantes das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Temos 14 restaurantes com estrela Michelin: dez ficam em São Paulo e quatro no Rio de Janeiro. Desses, dez estabelecimentos possuem uma única estrela e quatro casas com 2 estrelas: D.O.M, do chef Alex Atala; Ryo Gastronomia, de Edson Yamashita; Oteque, de Alberto Landgraf; e Oro, de Felipe Bronze.


Uma máquina de construção de reputação (e de lucro)


É difícil mensurar o tamanho do sucesso deste case de PR. O reconhecimento no mercado de gastronomia e hotelaria é tanto, que há quem pague para ser avaliado pelo Guia Michelin.


Na Califórnia, por exemplo, o governo decidiu desembolsar US$600 mil para garantir que o Estado integrasse a publicação em 2019. E não se engane: os californianos fizeram um investimento muito bem calculado, já que o potencial de retorno é significativo.


Basta pensar que o Estado tem 76 mil restaurantes que empregam mais de 1,4 milhão de pessoas, segundo dados da Associação Nacional dos Restaurantes dos Estados Unidos.


À época, a presidente da Organização Visit California, Caroline Beteta, deixou claro o potencial da iniciativa: “Quem faz turismo com foco em gastronomia na Califórnia gasta até 20% mais do que outros visitantes. Quando somamos isso ao reconhecimento da marca Michelin na Europa e na Ásia, vemos como o Guia pode atrair turistas ao Estado”.


O que falta para sua empresa ter um case de PR para chamar de seu?


O Guia Michelin é um case clássico, que vai figurar como referência de sucesso em relações públicas. Uma sacada como essa pode surgir de onde menos se espera, e aqui no blog da SmartPR traremos outras histórias inspiradoras – continue nos acompanhando.


Se você busca uma ideia fora da caixa, capaz de transformar a percepção que sua empresa causa no público, pode contar com a SmartPR. Somos uma agência de comunicação que alimenta o espírito inovador em nossos clientes. Queremos fazer isso também com a sua empresa para crescermos juntos. Vamos desafiar a barreira do impossível e chegar a um novo patamar? Conheça o nosso trabalho!

Como escolher uma assessoria de imprensa? O que você deve levar em conta?
Por Karina Lotze 06 mar., 2024
Como escolher uma assessoria de imprensa? O que você deve levar em conta?
community management
Por Smart Group 11 dez., 2023
Você conhece o conceito community management? Entenda a importância de criar comunidades e como as marcas podem fazer isso.
 funil de conteúdo
Por Smart Group 24 nov., 2023
O funil de conteúdo é uma ferramenta estratégica muito importante para marcas que desejam se aproximar de potenciais clientes por meio de conteúdos digitais.
2024 previsões de PR da Smart
Por Silse Martell 10 nov., 2023
Quer arrasar em 2024? Crie seu planejamento de comunicação de 2024, com base nas previsões de PR da SmartPR
SmartPR Ter um blog
Por Karina Lotze 24 out., 2023
Ter um blog não é mais opção para empresas. É a principal iniciativa para aumentar o tráfego de marcas na internet.
Joice Niskier
Por Smart Group 10 out., 2023
Estratégias de PR podem ser bem diversificadas, mas está claro que os vídeos geram bom engajamento. Saiba como preparar porta-vozes para encarar as câmeras.
Pessoa de camisa branca sentada em frente ao computador, segurando o globo terrestre verde na mão
Por Smart Group 21 ago., 2023
Agenda ESG e PR. Iniciativas realizadas por empresas em temas de impacto merecem a melhor comunicação possível. Veja em nosso blog.
Gaivotas voando e seguindo um líder no céu ao pôr do sol
Por Smart Group 15 ago., 2023
Como se tornar autoridade em um segmento? Thought Leadership é a estratégia para ampliar o raio de influência de empresas.
Homem de camisa azul sentado digitando no computador
Por Silse Martell 25 jul., 2023
Quer autoridade de marca, tráfego e conversão de leads? Invista em blogs. Veja o post completo em nosso blog.
Mulher negra de cabelo preso e blusa amarela segurando um tablet e clicando em imagens projetadas
Por Silse Martell 11 jul., 2023
Dizem as más línguas que já tem agência de PR usando inteligência artificial para fazer sugestão de pauta.
Show More
Share by: