Vale a pena ter um blog?

Karina Lotze • Oct 24, 2023

Se a sua empresa não gera conteúdo, ela está quase três décadas atrasada – e deixando dinheiro na mesa. Fazemos essa afirmação embasados na frase de Bill Gates, em 1996: “O conteúdo é rei”. Opa… mas isso não é notícia velha? Garantimos que não! Ao longo deste texto, vamos mostrar que a declaração do fundador da Microsoft é mais atual do que nunca e que vale a pena ter um blog recheado de conteúdo porque ele está entre as principais estratégias de marketing digital.


O blog não morreu. Segundo o WordPress, uma das plataformas mais usadas no mundo, mensalmente circulam cerca de 70 milhões de novas postagens de blog. Uma cifra e tanto, não?


Acredite: o blog é o coração que pode oxigenar os demais canais de comunicação da sua empresa como, por exemplo, o site, a newsletter e os perfis nas redes sociais. Normalmente, o blog é uma página integrada ao site principal, onde se publicam artigos sobre os produtos e serviços, resolução de dúvidas, dicas, cases, enfim, conteúdos atuais e relevantes. Dessa forma, cria-se uma conexão ainda mais próxima com o público.


Além dessas vantagens, o blog está sedimentado em terreno próprio da empresa – diferentemente das redes sociais que mudam toda hora as suas diretrizes e algoritmos. Ele é um ativo seu, livre das variações, regras e instabilidades dessas plataformas. E mais: se alguma rede social parar de funcionar ou deixar de existir, com o blog você não perde todo o conteúdo que criou e tampouco o contato de seus leads.


Já pensou nisso?


Voltando ao artigo que Gates publicou no site da Microsoft em 1996, ele traçou uma comparação entre a internet e a televisão. Apontou que aqueles que tiveram maior êxito foram os que apostaram desde o início em informação e entretenimento de qualidade. Ele afirmou que a definição de conteúdo na internet ainda não estava muito clara, mas havia um grande campo a ser explorado: “O conteúdo é onde eu espero que muito do dinheiro real seja ganho na internet...”.


Não restam dúvidas de que Gates foi visionário. Hoje, sabemos que as marcas que investem em conteúdo de qualidade têm um alcance orgânico muito maior no competitivo universo digital. De acordo com um levantamento recente do Search Engine Journal feito com profissionais de marketing, 49% dos respondentes citaram a busca orgânica como o canal com maior retorno de investimento (ROI) para seus sites. Por isso, afirmamos novamente que quem não produz conteúdo deixa dinheiro na mesa. 


O consumidor ativo

O comportamento mais comum do consumidor atual é, antes de comprar ou contratar algo, procurar na internet as respostas para suas perguntas e soluções para seus problemas. É aí que o conteúdo da sua empresa pode dar as respostas que esse consumidor busca e, consequentemente, gerar vendas.

Sabemos, porém, que a conversão é uma longa jornada. Exige relacionamento entre as partes para estabelecer confiança até que o consumidor se sinta seguro e “passe o cartão”. Isso não acontece da noite para o dia. É preciso deixar seu blog trabalhar para, com o tempo, tornar-se uma importante engrenagem da máquina de vendas. 


Reforçamos: vale a pena ter um blog, independentemente do segmento da sua empresa. Veja um resumo das principais vantagens, testadas e aprovadas, desse canal de comunicação: 

  • Um blog bem desenvolvido se torna uma excelente ferramenta para direcionar um maior fluxo de clientes ao site da sua empresa.
  • A publicação frequente de artigos no blog ajuda a aumentar a sua autoridade e visibilidade dentro do seu nicho. Essa biblioteca de conteúdo perene é uma forma de se conectar com as pessoas, mostrar que a sua marca entende do assunto e seus clientes podem confiar nela.
  • O blog armazena todo o seu conteúdo de forma otimizada e organizada e, de quebra, pode gerar vendas recorrentes.
  • A partir do blog, sua empresa consegue criar uma lista de leads quentes para o seu negócio.
  • Dentro do blog, sua empresa consegue se relacionar com o público, tornando-o um canal aberto de comunicação e fidelização.
  • O blog organizado pode receber muitas visitas qualificadas apenas de forma orgânica, sem gastar em tráfego pago, que, aliás, está cada vez mais caro.


Multiplicar o alcance orgânico

Uma pesquisa realizada em 2023 por duas gigantes do marketing de conteúdo, HubSpot e Leadster, que analisou mais de 2 mil sites, e outro levantamento de 2020 feito pela Sistrix, apresentaram dados que comprovam que vale a pena ter um blog.

  • 41% dos acessos aos sites das empresas do setor de serviços são orgânicos, ou seja, eles acontecem sem que as marcas paguem um centavo em anúncios no Google, Facebook ou outras plataformas.
  • 28,5% dos cliques em resultados orgânicos das buscas do Google são feitos no link que aparece em primeiro na lista. A segunda posição recebe 15,7% dos cliques, enquanto a terceira recebe 11%. Isso significa que uma página bem ranqueada no Google terá muito mais acessos do que aquelas que aparecem mais abaixo nas pesquisas.
  • 60% dos sites analisados recebem menos de 1000 acessos por mês. O dado aponta que o mercado brasileiro tem um forte potencial de crescimento a ser preenchido pelas empresas que investirem em conteúdo de qualidade.


O caminho para ter um blog vencedor

Não há dúvidas de que um blog consistente pode mudar da água para o vinho a presença digital de uma empresa. Todos os segmentos podem lançar mão dessa poderosa ferramenta como estratégia para envolver, educar e converter o público-alvo.


Só para citar um exemplo, pesquisamos a posição de uma empresa da área de saúde, que não tem blog, em relação a seus concorrentes na busca orgânica no Google. Resultado: essa empresa tem 45% menos acessos orgânicos em relação a seu principal concorrente, que possui um blog.


Criar um blog e, principalmente, alimentá-lo com um conteúdo de qualidade demanda planejamento estratégico e expertise na redação de textos relevantes. Na SmartPR, temos uma visão 360 graus da comunicação para ajudar os nossos clientes a chegar ao seu público pelos mais diversos canais, inclusive o blog.


Convidamos você e a sua empresa a ser nosso parceiro para planejar seu blog e elevar o seu alcance orgânico digital.


Vamos conversar? Conheça o nosso trabalho!

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