O que a sua assessoria de imprensa faz pela sua marca?

Karina Lotze • Mar 06, 2024

Quando o contrato da sua agência de assessoria de imprensa está para vencer é provável que você passe por alguma dessas fases:

* Descobrir como entregar mais resultado com menos budget

* ⁠Pesquisar o mercado para ver se tem alguma agência bombando

* ⁠Calcula se vale a pena internalizar uma parte ou totalmente a atividade de PR

* ⁠Pesquisa cases, métodos para descobrir se tem um novo jeito de trabalhar

* ⁠Tenta dar feedbacks com sua agência atual para mantê-la e melhorar o nível das entregas (em vez de passar pela burocracia de abrir um processo de concorrência)

* ⁠Ou passa por todas essas fases ao mesmo tempo


O que considerar ao tomar essa importante decisão que pode trazer resultados importantes para o negócio ou para o seu bônus?


Essa é a pergunta que pretendemos responder neste post, que, obviamente, vem carregado com nosso viés de querer te convencer a pegar o telefone e marcar uma call com a gente. 


Brincadeiras à parte, vamos às nossas crenças do que toda assessoria de imprensa deveria fazer pelos seus clientes. 


Tudo começa com o nosso entendimento dos objetivos de negócios da sua empresa.


É uma marca que precisa de mais awareness? Vocês estão buscando investidores? Precisam aumentar vendas e faturamento? Ou sua marca precisa de um novo posicionamento no mercado?


Em seguida, precisamos entender como está a métrica de share of voice da marca. Quem aparece mais, a sua marca, ou os concorrentes? Por quê, como e onde aparecem? As matérias são positivas, neutras ou negativas? E daí buscamos entender o que seus concorrentes estão fazendo, tendências de mercado e referências internacionais. 


Daí chega a hora da estratégia, dividida aqui em sete passos.

  1. Definimos objetivos de comunicação, KPIs e Métricas. 
  2. Desenvolvemos o PR Concept, a essência do queremos que jornalistas e influenciadores escrevam sobre a marca na imprensa e nas redes sociais. Geralmente o PR Concept é uma frase, mas não é um slogan, não será publicado em lugar nenhum. A sua função é meramente servir como inspiração para bolar a nossa estratégia. A partir do PR Concept, desenvolvemos a Narrativa Estratégica da empresa, um documento que engloba todas as mensagens que a marca tem a comunicar, no tom e no estilo certo para jornalistas e influenciadores.
  3. Criamos o Planejamento Editorial, um documento que detalha o timing de trabalhar temas, considerando anúncios da empresa, datas sazonais, temas quentes e sugestões de pauta, o que no jargão internacional de PR chamamos de pitch. 
  4. Fazemos o tal do mailing e definimos os veículos mais relevantes para a marca. 
  5. Ajudamos a definir porta-vozes e os treinamos em sessões de media training, focados em mensagens e em exercícios práticos. 
  6. Em algumas situações desenvolvemos PR stunts, são ações públicas, e muito ousadas, criadas especificamente para captar a atenção da imprensa e de influenciadores e, assim, viralizar. A gente adora fazer isso!
  7. O passo sete diz respeito à análise de resultados. Na estratégia, definimos a forma de entregar nossos relatórios e como vamos avaliá-los para tomar decisões estratégicas, que podem envolver celebração de grandes resultados e ajustes de rotas. Relatórios devem ser curtos, claros e fáceis para pessoa de PR vender internamente o valor do trabalho.


O relacionamento com a agência no dia a dia.

Para os nossos clientes, a presença constante da liderança sênior da empresa na linha de frente ou nos bastidores faz toda a diferença. Boas agências acompanham de perto como está a relação dos atendimentos na conta, orientam, desenvolvem, e ajudam o time a performar. 


Além disso, aqui na SmartPR a gente gosta de dizer que ter ideias incríveis conta e muito, mas é a execução que paga as contas. As nossas, e as dos nossos clientes. 


Por isso, nossa metodologia de trabalho, nossos processos, workflows, SLAs, ferramentas digitais e rotina de reuniões foram criados para descomplicar a execução e trazer transparência para que nossos clientes possam acompanhar o trabalho de perto. Clientes que dedicam tempo para esse acompanhamento têm os melhores resultados.


Portanto, se o contrato da sua agência está para vencer, ou está procurando uma agência, use esse checklist para tomar a sua decisão. 


E qualquer coisa, estamos por aqui. Marque uma call conosco e conheça os resultados que conquistamos para os nossos clientes, cumprindo nosso checklist à risca. 



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