Logo Rabobank

Banco pioneiro em sustentabilidade, Rabobank anuncia nova iniciativa para promover a renovação de pastagens

Nomeado de Renova Pasto, o produto busca conceder financiamentos para estimular a recuperação de áreas com baixa produtividade e degradadas, contribuindo ativamente com a transição para uma agricultura mais eficiente e sustentável

São Paulo, 17 de abril de 2023 - O Rabobank, banco de atuação global especializado em soluções financeiras e estratégicas para o agronegócio, anuncia nova parceria com o Fundo AGRI3.

Como um banco pioneiro em sustentabilidade, o Rabobank segue acompanhando as principais tendências globais para financiamentos sustentáveis e possui expertise para desenvolvimento de planos de ação junto com os clientes para uma agenda estratégica atrelada à sustentabilidade, que reúne conhecimento especializado e experiência global para o desenvolvimento de ações que melhorem o desempenho ESG dos clientes. "Produzir mais, com menos recursos e ainda preservando a flora nativa é um desafio que muitos de nossos clientes enfrentam no campo. A combinação do financiamento correto com prazo adequado e assistência técnica de ponta mostram a relevância dessa iniciativa, que ajuda os nossos clientes na transição para uma agricultura ainda mais eficiente, sustentável e competitiva”, destaca Taciano Custódio, Diretor de Sustentabilidade no Rabobank Brasil.

O Renova Pasto consiste em um empréstimo que pode chegar até 10 anos, com 3 anos de carência e que busca incentivar os clientes para recuperação de pastagens de baixa produtividade e degradadas, contribuindo ativamente com a transição para uma agropecuária mais produtiva e sustentável. A soma do financiamento que contém metas de sustentabilidade, com prazo adequado e assistência técnica de ponta, promove um impacto real no campo traduzido em competitividade para o produtor rural.

O Fundo, iniciado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP) e pelo Rabobank, em parceria com IDH e apoiado pelo FMO, banco holandês de desenvolvimento empresarial para operações sustentáveis, tem como objetivo mitigar as mudanças climáticas e auxiliar na transição para uma agricultura mais sustentável.

No Brasil, a parceria entre o banco e o Fundo já realizou o desembolso de mais de 22 milhões de dólares no financiamento de projetos com metas que combinam agricultura sustentável, proteção florestal (ou reflorestamento) com redução de emissões de CO2 para contribuir cada vez mais para o desenvolvimento social nas propriedades rurais e no entorno. “Ter mais uma operação AGRI3 no Brasil é resultado do nosso comprometimento com o constante desenvolvimento sustentável do país, além de colaborar com nossos clientes para o crescimento dos negócios aliado ao desenvolvimento social e alta responsabilidade ambiental”, complementa o executivo.

Sobre o Fundo Agri3

O Fundo Agri 3 é uma parceria entre o Rabobank, Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP), IDH (A Iniciativa de Comércio Sustentável) e FMO (banco holandês de desenvolvimento empresarial). Os Consultores de Investimento são Mirova Althelia, FOUNT e Cardano Development. Para mais informações acesse: agri3.com.

Para mais informações, entre em contato conosco: rabobank@smartpr.com.br

Sobre o Rabobank

O Rabobank é um banco de atuação global especializado em soluções financeiras para o agronegócio e tem profundo conhecimento em toda a cadeia de alimentos - do campo à mesa do consumidor. Por meio de sua área exclusiva de pesquisas, o Raboresearch, o banco desenvolve conteúdo sobre tendências e previsões sobre o agronegócio no Brasil e no mundo.

Com sede na Holanda, o Rabobank tem mais de 9 milhões de clientes e está presente em mais de 30 países. A instituição atua no Brasil há mais de 30 anos e conta com 17 agências no interior do país, com uma gama de serviços financeiros que inclui consultoria a empréstimos, gestão de riscos e investimentos para produtores rurais e grandes empresas agroindustriais. Para mais informações, acesse: www.rabobank.com.br.