Logo Pipedrive

Como gerenciar talentos de tecnologia em tempos difíceis

Por Agur Jõgi, CTO do Pipedrive 


São Paulo, 22 de maio de 2023 - A economia, a sociedade e o cenário geopolítico frequentemente enfrentam um estado de agitação que cria situações desafiadoras para todos os profissionais e empresas da área de tecnologia, que devem se empenhar na gestão da qualidade do serviço prestado e em manter os clientes satisfeitos. Trabalhar com pessoas ao redor do mundo significa constantemente aprender lições importantes para manter o foco da equipe e permitir que os líderes estejam concentrados em seus objetivos. 


Durante a minha experiência trabalhando com líderes de tecnologia e vendas, aprendi que alcançar metas tem relação com saber remanejar estratégias e caminhos. Com essa flexibilidade, pude aprender como trabalhar da melhor forma com pessoas e tecnologia em momentos desafiadores. Aqui vão as minhas principais dicas para os profissionais dessa área que também enfrentam cenários turbulentos:   


Recapitule metas e foque em alcançá-las

Encare as mudanças como uma oportunidade para reavaliar seus objetivos. Se necessário, ajuste a meta a ser atingida para melhor atender às suas habilidades e aos recursos disponíveis. Caso haja mudanças no time, a composição do negócio também muda - junto com medidas mais intangíveis, como a conexão ou originalidade  das equipes.


Não tenha medo de investir para sair da crise 

Automação, eficiência de processos e ampliação das competências da equipe – todos esses são efeitos potenciais de escolhas que fortalecem a capacidade de uma empresa de inovar. 


Atente às áreas estratégicas

Além de investir em soluções em tecnologia, as principais áreas a serem consideradas como estratégicas em momentos desafiadores incluem:


Definir as metas corretas e examinar cuidadosamente a tecnologia, os processos, as funções e habilidades que as sustentam é a chave para o alto desempenho, mas também é essencial deixar alguma folga no sistema, estando preparado para o inesperado ou para o erro. Essa manobra torna possível a humanização dos processos e priorização das relações profissionais, mesmo em tempos de crise. A empatia e a colaboração devem estar presentes em todos os planos e objetivos.


Para mais informações, entre em contato conosco: pipedrive@smartpr.com.br

Sobre o Pipedrive

Criado em 2010, o Pipedrive é o primeiro CRM e plataforma de gerenciamento de receita inteligente para pequenos negócios. Hoje, o Pipedrive é usado por equipes em mais de 100 mil empresas em todo o mundo. O Pipedrive tem sede principal em Nova York e possui escritórios na Europa e nos Estados Unidos. A empresa é apoiada por um acionista majoritário, Vista Equity Partner, Bessemer Venture Partners, Insight Partners, Atomico e DTCP. Saiba mais em https://www.pipedrive.com/pt

Share by: