Logo Pinterest

Dia da Terra | Pinterest: confira as principais tendências de sustentabilidade na plataforma

São Paulo, 20 de abril de 2023 - O Dia da Terra está chegando em abril e nós analisamos como a sustentabilidade faz parte da vida cotidiana das pessoas que usam o Pinterest. Mais de 90% dos usuários semanais do Pinterest atualmente participam de atividades sustentáveis, sendo as mais populares: reciclagem, doação de utensílios domésticos, redução do uso de plástico, compra de aparelhos com eficiência energética e apoio a empresas locais.

Vimos que um número crescente de usuários no Pinterest está se voltando para a plataforma em busca de inspiração em todos os tipos de ideias ecologicamente corretas para um estilo de vida mais sustentável. As pessoas querem entender melhor as mudanças climáticas, já que as buscas por "frases para salvar a terra" aumentaram 200% e "plástico no mar" cresceram 150% no ano passado.

Além disso, o movimento solarpunk, que prevê e trabalha para um futuro sustentável interconectado com a natureza e a comunidade, tem inspirado cada vez mais os Pinners a assumir um papel ativo na ajuda ao meio ambiente, encontrando conexões e aprendendo novas habilidades.

Aqui estão algumas das ações solarpunk que inspiraram os usuários do Pinterest, com pesquisas crescentes para os seguintes termos de pesquisa:

• "casa autossuficiente" + 340%
  • "habitação coletiva" + 150%
  • "turbina eólica caseira" + 200%
  • "eco punk" +130%
  • "roupas naturais" +30%
  • “apartamento consciente” + 65%
  • "energia fora da rede" +100%

“Os usuários estão recorrendo cada vez mais ao Pinterest em busca de ideias para apoiar sua jornada de sustentabilidade. Como já havíamos previsto em nosso relatório
Pinterest Predicts deste ano, as Rainscapes – formas alternativas de economizar água – continuam tomando forma na vida das pessoas, com buscas como “telhado de galpão” aumentando 55% e “barril de chuva faça você mesmo” 65% em comparação com o ano passado. Os usuários também estão procurando outras maneiras de incorporar a sustentabilidade em suas casas, com pesquisas por "iluminação de tubo solar" aumentando em 120%, "ventilação natural" crescendo em 80% e "começando um jardim para iniciantes" em 35%”, comenta Swasti Sarna, diretor global de insights de dados do Pinterest.

Seja oferecendo ideias sobre como fazer mudanças em casa, mudar hábitos ou encontrar fontes alternativas de energia, o Pinterest está se tornando o local ideal para quem busca um estilo de vida mais sustentável, passando da inspiração à ação para alcançar um futuro mais sustentável.

Para mais inspiração, confira nosso guia de
Inspiração Diária durante o mês de abril.

Fonte: GWI, EUA, Zeitgeist de março de 2022, Dia da Terra / Sustentabilidade. Usuários semanais do Pinterest. Ações de sustentabilidade: “Qual dessas, se houver, você está fazendo atualmente?”.

Dados de pesquisa interna do Pinterest; Global; janeiro de 2023 x janeiro de 2022.

Para mais informações, entre em contato conosco: pinterest@smartpr.com.br

Sobre o Pinterest

O Pinterest é a plataforma de inspiração visual que as pessoas em todo o mundo usam para comprar produtos personalizados ao seu gosto, encontrar ideias para fazer offline e descobrir os criadores de conteúdo mais inspiradores. Hoje, mais de 460 milhões de pessoas acessam a plataforma todos os meses para explorar e experimentar bilhões de ideias que foram salvas. O Pinterest tem orgulho de ajudar as pessoas a descobrir e fazer o que amam. Sua sede fica em San Francisco, Califórnia e possui mais de 4 mil funcionários em escritórios em todo o mundo.