Logo Duolingo

LinkedIn e Duolingo revelam pesquisa sobre o uso de jargões no ambiente de trabalho no Brasil e no mundo

Dados da pesquisa indicam que conhecer os jargões do ambiente profissional, principalmente em inglês, pode impulsionar a carreira

São Paulo, 13 de junho de 2023 - O  Duolingo - app educacional #1 do mundo, realizou uma pesquisa global em colaboração com o  LinkedIn, maior rede social profissional do mundo, que analisou o que os profissionais pensam e sentem sobre os jargões do ambiente de trabalho (jargão é a terminologia técnica ou palavras/frases únicas e às vezes específicas para um grupo ou atividade que requerem explicação para outras pessoas).

Essa parceria visou entender e examinar melhor como esses jargões podem impactar os profissionais mundialmente e como os idiomas influenciam a sua vida diária no trabalho.
Os principais dados do Brasil revelam que:

• Os Millennials brasileiros são os que mais usam jargões no ambiente de trabalho (34%) e, por outro lado, também os que mais desejam reduzi-los ou eliminá-los (50%).

• Os que menos usam os jargões em seu ambiente de trabalho são os Baby Boomers (14%).

• A globalização dos negócios fez com que algumas palavras técnicas em inglês sejam comuns em mercados em que o idioma não é a língua oficial.

• Não conhecer os jargões pode tornar a comunicação mais complicada: 28% dos profissionais brasileiros dizem que tiveram um mal-entendido ou cometeram um erro no trabalho porque não sabiam o significado de algum jargão do ambiente de trabalho ou não o usaram corretamente, com as gerações mais jovens sentindo mais isso.

• As frases mais confusas para países não falantes de inglês são acrônimos em inglês e palavras que não existem em seus idiomas nativos, como por exemplo, "brainstorm" no Brasil.

• Conhecer os jargões do ambiente de trabalho também pode resultar em promoções e aumento de salário.

• Falar inglês é mais importante do que nunca para a carreira, e ajuda a entender o significado dos jargões no idioma, o que também pode fazer com que os profissionais se posicionem melhor em entrevistas de emprego e no seu cargo atual.

• Os jargões em inglês mais usados no Brasil são:

• Feedback (47.7%)

• Networking (22.4%)

• Call (18.6%)

• Job (17.6%)

• Insight (14.0%)

• Os jargões em inglês considerados mais confusos no Brasil são:

• Feedback (13.0%)

• Networking (9.8%)

• ASAP (9.7%)

• Briefing (8.9%)

• Brainstorm (8.6%)

"Essa pesquisa em parceria com o LinkedIn revelou que no mercado profissional do Brasil, compreender os termos técnicos da sua área de trabalho, principalmente em inglês, pode impulsionar a progressão na carreira e promoções, e este é um dos motivos pelo qual é tão importante aprender a língua. No Duolingo, mais de 60% dos alunos do país estuda inglês na plataforma, e continuamos com o compromisso de oferecer um aprendizado de idiomas de alta qualidade de forma divertida, gratuita e eficaz para mais de 50 milhões de brasileiros",
diz Analigia Martins, diretora de marketing do Duolingo no Brasil.

"O uso de jargões no dia a dia de profissionais brasileiros pode ser explicado por diversos motivos, incluindo a forte presença internacional em empresas ou até mesmo a falta de tradução para expressões corriqueiras. É preciso encontrar um equilíbrio na linguagem e buscar uma forma de comunicação clara, acessível e inclusiva, sem deixar de lado o conhecimento técnico. E, claro, as empresas têm o papel de criar um ambiente em que as pessoas se sintam à vontade para tirarem dúvidas. Os termos podem não ser óbvios, e novos jargões aparecem no dia a dia, então o aprendizado e o ensinamento contínuo são essenciais",
diz Karuna Daswani Lopes, Head de Comunicação do LinkedIn para América Latina e Ibéria.

Confira a seguir alguns dos resultados da pesquisa no Brasil e no mundo:

• Os jargões estão sendo muito usados no ambiente de trabalho – tanto que alguns mal percebem que os estão usando.

• A índia é o país que mais usa jargões no ambiente de trabalho (78%) e o Brasil está em quarto lugar, com 66% dos profissionais brasileiros afirmando que as pessoas com quem trabalham usam muitos jargões no trabalho

• 29% dos profissionais brasileiros dizem que estão tão acostumados com os jargões no trabalho que mal sabem que estão usando

• Se pudessem, quase metade (46%) dos profissionais entrevistados ao redor do mundo gostaria de eliminar ou reduzir o uso do jargão em seu local de trabalho. No Brasil, são 44% dos profissionais.

• Os jargões no ambiente profissional podem criar oportunidades desiguais de avanço, com muitos dizendo que aqueles que entendem os jargões do ambiente de trabalho são capazes de progredir na carreira mais do que aqueles que não entendem as frases.

• 64% dos profissionais globais relatam que seus colegas que compreendem os jargões do local de trabalho são capazes de progredir no trabalho (promoções, aumentos, etc.) mais do que aqueles que não entendem a linguagem corporativa.

• No Brasil, 67% dos profissionais ativos concordam que as pessoas que entendem os jargões do ambiente de trabalho são capazes de progredir na carreira (promoções, aumentos, etc.) mais do que aqueles que não entendem as frases.

• Mas muitos descobrem os jargões do ambiente de trabalho por conta própria, o que pode diminuir a produtividade e fazer com que alguns se sintam excluídos das conversas.

• 49% dos profissionais em todo o mundo dizem que, pelo menos uma vez por semana, os jargões usados em uma reunião de trabalho os faz sentir que os seus colegas estão falando uma língua que eles não entendem.

• 59% dos profissionais brasileiros ativos dizem que, quando começaram seu emprego mais recente, tiveram que descobrir os jargões do ambiente de trabalho por conta própria.

• 20% dos brasileiros dizem que o processo de descobrir os jargões usados em seu ambiente de trabalho fez com que se sentissem excluídos das conversas

• 16% dos brasileiros disseram que o processo foi estressante

• Não conhecer os jargões do ambiente de trabalho também pode resultar em uma comunicação muitas vezes complicada, que pode levar a mal-entendidos, perda de produtividade ou erros no trabalho.

• 57% dos profissnais ao redor do mundo dizem que não entender os jargões notrabalho cusa perda de produtividade múltiplas vezes por mês

• 28% dos profissionais brasileiros dizem que tiveram um mal-entendido ou cometeram um erro no trabalho porque não sabiam o significado de algum jargão do ambiente de trabalho ou não o usaram corretamente, com as gerações mais jovens sentindo mais isso.

• Palavras em inglês são comumente usadas no ambiente profissional brasileiro

• 49% dos profissionais brasileiros usam expressões no idioma no seu ambiente de trabalho (37% em ocasiões especîficas no trabalho e 12% sempre)

• 36% dos profissionais brasileiros já se sentiram diminuídos/subestimados no ambiente de trabalho por optarem usar palavras em português ao invés de jargões em inglês (Ex: usar "prazo" em vez de "deadline")

• 48% dos profissionais brasileiros sentem que sua área de trabalho exige que conheçam expressões específicas em inglês

• 65% dos profissionais brasileiros acham que conhecer os jargões do ambiente de trabalho em inglês ajuda a se posicionar melhor em uma entrevista de emprego ou em seu cargo atual

Metodologia

*Pesquisa conduzida pela Censuswide com 1,047 profissionais entrevistados no Brasil, com idade entre 18 e 76 anos, entre 12.04.23 e 26.04.23. O Censuswide segue e emprega membros da Market Research Society, que se baseia nos princípios da ESOMAR.

**Gerações mais novas e mais velhas definidas como Gen-Z e Millenials (nascidos em 1981-2012) e Gen-X e Baby Boomers (nascidos em 1946-1980)

Sobre o Duolingo

O Duolingo é a plataforma líder de aprendizado em dispositivos móveis no mundo todo. Seu aplicativo principal se tornou organicamente a forma mais popular do planeta de aprender idiomas e o aplicativo de maior faturamento na categoria de Educação no Google Play e na App Store. Com a tecnologia no centro de tudo o que faz, o Duolingo tem se dedicado consistentemente a proporcionar às pessoas uma experiência de aprendizado divertida, envolvente e eficaz ao mesmo tempo que continua comprometido com a missão de desenvolver a melhor educação do mundo e torná-la universalmente disponível.

Sobre o LinkedIn

O LinkedIn é a maior rede social profissional do mundo. Estamos presentes em mais de 200 países e contamos com mais de 930 milhões de usuários, sendo deles 65 milhões de brasileiros. Ajudamos a conectar os profissionais do mundo a oportunidades de emprego e a transformar a forma com que as empresas contratam, divulgam suas marcas e vendem. Nossa visão é criar oportunidades econômicas para todos os usuários do mercado de trabalho.