Logo ConectCar

Maio Amarelo: ConectCar e Eixo SP ressaltam importância da segurança no trânsito e promovem ações ao longo do ano

Empresa de mobilidade se alia a concessionária para conscientizar motoristas, pedestres e caronas sobre respeito no trânsito e adere ao Programa Laço Amarelo, do Observatório Nacional de Segurança Viária

São Paulo, 18 de maio de 2023 - No mês de conscientização da segurança no trânsito, a ConectCar, empresa de meio de pagamento automático de mobilidade, anuncia duas novidades para promover o bem estar e a proteção das pessoas no que diz respeito à mobilidade em cidades e estradas. A primeira é a parceria com a Eixo SP, concessionária que administra mais de 1.221 km de estradas. A companhia vai realizar uma série de ações ao longo do ano e se uniu à ConectCar para dar dicas importantes aos motoristas, pedestres e caronas.

Outro marco importante para a empresa de mobilidade é a adesão ao Programa Laço Amarelo, uma iniciativa do Observatório Nacional de Segurança Viária, que visa, em parceria com outras companhias, entidades e municípios, combater os altos índices de sinistros de trânsito no Brasil. Tal trabalho é feito por meio de iniciativas de conscientização para a construção de um tráfego mais seguro e humano.

Ambos os projetos fazem parte do compromisso da ConectCar com a mobilidade, visando o bem-estar das pessoas, e contribuem para o Maio Amarelo, uma campanha mundial criada para chamar a atenção da sociedade para a importância da prevenção de acidentes de trânsito e que, este ano, comemora dez anos de existência.

Ações da Eixo SP

A ConectCar trabalha muito próxima das concessionárias, que também são essenciais no incentivo à segurança em municípios e rodovias. A Eixo SP, inclusive, fez uma comparação entre o número de incidentes do primeiro semestre de 2023 e o mesmo período do ano passado, e observou uma redução de 5% nos acidentes, 6% de diminuição de feridos e 43% menos vítimas fatais.

“Esse é o resultado concreto de uma série de ações que a Concessionária vem realizando ao longo do tempo. Não devemos discutir o assunto da segurança apenas quando acontece o acidente. O ideal é desenvolver ações preventivas o tempo todo e educar a sociedade de forma a prevenir a ocorrência de perdas e traumas”, afirma a coordenadora de Segurança Viária da Eixo SP, Viviane Riveli de Carvalho.

Neste mês de maio, a Eixo SP realiza uma série de ações educativas dentro do Movimento Maio Amarelo 2023, que este ano tem como tema “No trânsito, escolha a vida”. As atividades têm como objetivo debater a questão da segurança nas estradas com especial atenção aos pedestres, ciclistas, motociclistas e caminhoneiros. Nos primeiros três meses de 2023, a companhia já promoveu três campanhas com o intuito de orientar sobre comportamento seguro em travessias e tráfego nas rodovias, tendo abordado 170 pedestres, 160 motociclistas e 26 caminhoneiros.

Dentro do Movimento Maio Amarelo, especificamente, a empresa vai promover iniciativas com o propósito de chamar a atenção para a importância do respeito às leis de trânsito e de atitudes preventivas que contribuem para a diminuição dos índices de acidentes. Todas as ações contam com o apoio da Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) e da Polícia Militar Rodoviária.

A Eixo SP ainda disponibiliza diversas ferramentas que contribuem para este fim, como a lombada eletrônica em algumas vias e a dupla checagem do usuário (por tag e por placa), que auxiliam na diminuição de evasões, riscos de colisões e aumentam a segurança nas pistas de passagem automática. Inclusive, para evitar paradas inesperadas nas praças de pedágio, é recomendado que os clientes sempre acessem o aplicativo ou site da ConectCar e verifiquem o saldo, garantindo ter créditos suficientes para as passagens.

Dicas das companhias

Para contribuir com a causa do Maio Amarelo e chamar a atenção para a importância da prevenção de acidentes de trânsito, a ConectCar e a Eixo SP elencaram, juntas, dicas importantes para a segurança dos motoristas:

1. Optar pelo uso de uma tag de pagamento automático de mobilidade, por trazer fluidez para o tráfego, diminuindo assim as possibilidades de acidentes decorrentes do trânsito lento ou parado;
  2. Verificar o saldo da tag antes da viagem, garantindo ter créditos suficientes para as passagens;
  3. Respeitar os limites de velocidade e sinalização, assim como as lombadas eletrônicas, localizadas antes das pistas automáticas;
  4. Manter uma distância segura do veículo à frente para evitar colisões;
  5. Usar sempre o cinto de segurança, tanto no banco do motorista quanto nos bancos de passageiros;
  6. Verificar se o veículo está com a manutenção em dia antes de viajar, checando pneus, freios e luzes;
  7. Ficar atento aos pedestres e ciclistas, especialmente em áreas com grande circulação de pessoas;
  8. Usar o farol baixo nas cidades e estradas para aumentar a visibilidade e reduzir o risco de acidentes;
  9. Em caso de chuva ou neblina, reduzir a velocidade e manter uma distância segura dos outros veículos;
  10. Não usar o celular enquanto dirige;
  11. Nunca dirigir sob efeito de álcool;
  12. Os motociclistas também devem estar atentos para a proibição em utilizarem a pista automática, podendo levar a uma autuação.

"Com essas práticas simples, os motoristas podem garantir não apenas sua própria segurança, mas também a de todos que compartilham as estradas e vias de tráfego. É importante lembrar que a prevenção de acidentes é um trabalho conjunto, em que todos os envolvidos devem contribuir para evitar incidentes e promover um mundo mais seguro e consciente", ressalta o CEO da ConectCar, Eduardo “Vasco” Vasconcelos.

Adesão ao Laço Amarelo

O Laço Amarelo é um dos principais projetos de fomento à segurança no trânsito, pois promove, apoia e divulga estudos e pesquisas sobre o tema. Com a adesão ao programa, a ConectCar pode potencializar o alcance dessas informações, dada a proximidade com motoristas e pessoas responsáveis por grandes frotas no país, além de reforçar seu compromisso com a segurança viária, a mobilidade e a proteção para toda a sociedade.

O uso da tag de pagamento oferecida pela ConectCar também contribui para a proteção dos motoristas, já que traz fluidez para o tráfego, diminuindo assim as possibilidades de acidentes decorrentes do trânsito lento ou parado. Isso porque a cobrança automática em praças de pedágio elimina a necessidade da parada dos veículos e, consequentemente, reduz o risco de colisões entre eles. Com isso, a fluidez do tráfego é maior e a possibilidade de acidentes decorrentes do trânsito lento ou parado diminui.

"Nossa participação no Programa Laço Amarelo é diretamente alinhada ao nosso propósito, de facilitar o ir e vir das pessoas, mas sempre com a segurança em primeiro lugar. Por meio da parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária, podemos nos aproximar ainda mais desse objetivo. Queremos conscientizar as pessoas sobre a importância do cuidado no trânsito e estamos comprometidos em fazer a nossa parte", comenta Vasco.

Sobre a Eixo SP

A Eixo SP Concessionária de Rodovias administra mais de 1.221 km de estradas que passam por 62 municípios da região de Rio Claro, no centro do Estado, até Panorama, no extremo oeste, na divisa com o Mato Grosso do Sul. O maior contrato sob supervisão da Artesp (Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo) terá investimentos na ordem de R$ 14 bilhões em obras de ampliação, conservação, além da modernização de serviços ao usuário. Para saber mais sobre a Eixo SP, acesse: www.eixosp.com.br.

Para mais informações, entre em contato conosco: conectcar@smartpr.com.br

Sobre a ConectCar

Fundada em 2012, a ConectCar é uma empresa de meio de pagamento automático de mobilidade que conecta tecnologia e dados para simplificar o ir e vir das pessoas. A empresa, que tem como acionistas o Itaú Unibanco e a Porto, proporciona uma experiência fluida, digital, transparente e personalizada aos consumidores, e faz com que as pessoas tenham mais tempo ao não precisarem ficar em filas para pagamento. A ConectCar está presente em 100% das rodovias pedagiadas e em mais de mil estacionamentos no Brasil, como em shoppings, aeroportos, hospitais, estádios, universidades, teatros e clubes. Integrante da Associação Brasileira das Empresas de Pagamento Automático para Mobilidade (ABEPAM), a companhia está alinhada à missão da entidade de contribuir com a agenda pública de mobilidade do país. Com planos para pessoas físicas e jurídicas, a ConectCar disponibiliza as tags em sua loja virtual, e é responsável pela tecnologia presente na Tag Itaú, na Tag Porto e nas tags de muitas outras empresas parceiras. A ConectCar foi vencedora na categoria Meios de Pagamento de Mobilidade do Prêmio Consumidor Moderno e conquistou o primeiro lugar no segmento Pagamentos - liberação de cancelas do Ranking MESC (Instituto Melhores Empresas em Satisfação do Cliente) em 2022. Para saber mais, acesse: conectcar.com.br