A aeronave turboélice mais vendida

Os turboélices da Textron Aviation continuam na liderança na América Latina, especialmente no Brasil. Liderados pelo Beechcraft King Air 90, os modelos da Textron Aviation representam 64% de todos os turboélices de aviação executiva  na América Latina e 69% no Brasil. A Textron Aviation dá suporte a mais de 470 King Air 90s na região, dos quais mais de 200 têm a base no Brasil. Em toda a América Latina, a empresa também oferece suporte a mais de 360 Cessna Caravans e 390 King Air 200/250s, além de outros turboélices Beechcraft, como o Beechcraft King Air 350i.

O King Air é a aeronave comercial/utilitária mais bem-sucedida do mundo, com diferentes versões otimizadas para operações executivas e comerciais, missões militares e especiais e transporte de carga. Já foram produzidas mais de 7.500 aeronaves King Air e sua tecnologia reflete o avanço da indústria da aviação, resultando em confiabilidade, produtividade e performance consistentes.

Os King Airs oferecem vantagens no desempenho, como distâncias curtas de decolagem e aterrissagem, operação eficiente por hora de voo e velocidade, alcance e carga útil comparáveis - tudo com custos muito menores em termos de aquisição, operação e manutenção.

O King Air C90GTx é um workhorse global, com cabine padrão para até seis passageiros e radar meteorológico Doppler com detecção de turbulência, GPS WAAS com abordagem LPV e MFD com capacidade de vídeo no cockpit.

Já o versátil Cessna Grand Caravan EX é um monomotor turboélice projetado para acomodar operações de voo mais complexas, em uma ampla variedade de ambientes. A aeronave é alimentada pelo motor de turbina PT6A-140 da Pratt & Whitney Canada, com 867 cavalos de potência, e é fácil e econômica de manter, ao mesmo tempo em que oferece notável confiabilidade de despacho. O modelo, que conta ainda com a nova suíte de aviônica Garmin G1000 NXi, pode voar mais de 800 milhas náuticas (1.482 km) a velocidades superiores a 160 nós (296 km/h).

Forte competidora no mercado de jatos executivos

A participação da Textron Aviation também conta com diversos modelos de jatos executivos, que representam a forte presença da empresa na América Latina e no Brasil, com 44% e 47% das atuais frotas de jatos, respectivamente.

A Textron Aviation vai apresentar seu mais recente modelo de jato clean-sheet, o Cessna Citation Longitude, que integra recentes tecnologias em toda a aeronave, incluindo a próxima evolução do painel de controle Garmin G5000. O interior confortável e sob medida do Longitude oferece espaço para as pernas, nível de barulho na cabine duas vezes mais silencioso que o concorrente mais próximo, baixa altitude de cabine de 5.950 pés e, ainda, mais recursos padrão que os concorrentes nesse segmento.

Outra estrela em exposição é o Cessna Citation Latitude, o jato executivo de médio porte líder da indústria em número de entregas nos últimos três anos. Certificado em 43 países, o Latitude, que com quatro passageiros alcança 2.700 milhas náuticas (5.000 km) em velocidade de cruzeiro máximo, distingue-se da concorrência por sua combinação de conforto e eficiência. A distância de decolagem de 3.580 pés, líder da categoria, permite aos operadores contar com mais opções de pistas curtas. Por dentro, o Latitude oferece uma experiência incomparável com o ambiente de cabine mais aberto, espaçoso, iluminado e elegante. Com piso plano e seis pés (1.83 m) de altura na cabine, a inovação impera nos recursos excepcionais projetados em toda a aeronave.

Além disso, haverá duas aeronaves que exemplificam a velocidade, a simplicidade e a constância entre os modelos da plataforma de jato leve Cessna Citation, da Textron Aviation. Os pilotos interessados em fazer a transição para tornarem-se proprietários de uma aeronave podem explorar o jato leve de entrada Cessna Citation M2 e o jato leve Cessna Citation CJ3+.

Nos últimos cinco anos, a América Latina tem sido o principal mercado internacional para aeronaves de turbina da Textron Aviation, com mais de 230 aeronaves entregues na região desde 2014 - sendo 48 delas em 2018.

Os Cessna Citation continuam a liderar o segmento de jatos leves com mais de 5.000 jatos entregues em todo o mundo, oferecendo aos clientes a mais ampla gama de produtos no mercado. Desde o Cessna Citation M2, até a eficiência e o conforto elevados do CJ3 + e do líder CJ4, a família de jatos executivos leves da Textron Aviation evoluiu para oferecer uma variedade de recursos, sistemas e opções inigualáveis em sua categoria.

Aviônica de pistão recém atualizada

Além da linha de turboélices e jatos na LABACE deste ano, a Textron Aviation exibirá uma de suas cinco principais aeronaves de motor a pistão, o modelo de alta performance Beechcraft Baron G58. O Baron possui a avançada suíte de aviônica Garmin G1000 NXi, que agora conta com upgrades padrão em seus já poderosos recursos de navegação por satélite, ferramentas de gerenciamento de voo digitais e tecnologias de exibição gráfica.

Bell 505

O Bell 505 Jet Ranger X é a nova aeronave de cinco lugares da Bell Helicopter, projetada para proporcionar segurança, eficiência e confiabilidade por meio do uso de avançada tecnologia aviônica. Ele incorpora comprovados componentes dinâmicos, design aerodinâmico avançado, motor FADEC Turbomeca Arrius 2R dual channel e o melhor valor da categoria.

Com velocidade de 125 nós (232 km/h) e carga útil de 1.500 libras (680 kg), o Bell 505 é desenvolvido para ser seguro e fácil de pilotar, proporcionando valor significativo para o operador. O design pensado no cliente coloca a segurança, o desempenho e a acessibilidade em primeiro lugar, combinando sistemas comprovados com a tecnologia avançada e o design elegante e moderno da aeronave.

O Bell 505 já ultrapassou a marca das 13.000 horas de voo e está voando pelos seis continentes.

Para mais informações, visite o site da Bell.

A Bell no Brasil

Existem atualmente mais de 220 aeronaves Bell em operação no Brasil. A Bell é conhecida por fornecer produtos muito confiáveis, incluindo seu mais novo modelo, o Bell 505, que causou impacto positivo no mercado ao introduzir uma nova aeronave de entrada no segmento leve de curta distância. No ano passado, a Bell completou com sucesso uma turnê de demonstração do Bell 505 por todo o Brasil, incluindo cidades como Ponta Grossa, Paraná, Londrina, Maringá, Ribeirão Preto, Uberlândia, Brasília e Goiânia.

Camila Nobre