Dia da Terra: Riviera Nayarit reafirma o compromisso com a sustentabilidade ambiental

No dia marcado para celebrar a Terra, o destino destaca resorts comprometidos com a proteção do ambiente natural da região

Segunda-feira, 22 de abril de 2019 — Localizada na costa ocidental do Pacífico, no México, a Riviera Nayarit abriga resorts de luxo, hotéis boutique e pousadas de ecoturismo. Cada propriedade possui particularidades que a diferente de todas e, ao mesmo tempo, estão todas alinhadas no compromisso do destino com a sustentabilidade.

As acomodações da Riviera Nayarit são construídas de acordo com rigorosos requisitos de proteção ambiental que garantem a manutenção da natureza local. As propriedades na região atuam com constantes atualizações para alinhar as ofertas com esforços sustentáveis. Muitos hotéis e restaurantes substituíram canudos de plástico por outros, feitos de sementes de abacate, por exemplo. Abaixo, estão listadas algumas das iniciativas criativas de hotéis e resorts que lideram o compromisso ambiental:

• Imanta Resorts: Localizado na Reserva da Biosfera Sierra de Vallejo, o Imanta Resorts Punta de Mita foi construído após 15 anos de monitoramento detalhado do ecossistema local. A propriedade está localizada a uma certa distância do oceano para que as tartarugas marinhas possam incubar e viajar livremente. O resort possui sistemas de economia de energia e recursos como telhados "verdes" em edifícios, além de processos que melhoram a qualidade da água e reduzem o ruído e a poluição do ar. Ainda, 70% dos funcionários da empresa vêm de uma cidade próxima, o que garante oportunidades profissionais para a comunidade. IMAGENS.

• Grand Velas Riviera Nayarit: o hotel coexiste pacificamente com o ambiente natural graças a uma série de iniciativas ambientalmente responsáveis. De produtos de limpeza biodegradáveis a aquecimento solar de água, reciclagem, limpeza meticulosa de praia, compostagem e doações a organizações locais, o resort é um exemplo de hospitalidade ecológica da melhor forma possível. A propriedade tem painéis solares que aproveitam o clima quente da área para ajudar a pré-aquecer a água; com os dias ensolarados ao longo do ano, a água atinge os tanques quentes, economizando cerca de 45% do gás normalmente utilizado. Além disso, o complexo possui uma estratégia detalhada para a separação de resíduos orgânicos e inorgânicos. Os resíduos inorgânicos são destinados de acordo com o tipo, incluindo plástico, vidro (separado por cor), papelão e papel. O resort tem uma área reservada para a compostagem de certos resíduos orgânicos, onde o material é misturado com o solo para criar composto, um fertilizante natural que é usado para nutrir os jardins e o gramado. IMAGENS.

• Four Seasons Punta Mita: Excepcionalmente situado em uma reserva natural de 161.874 km, em uma península privada com vista para a Baía de Banderas, o Four Seasons Punta Mita opera sob um rigoroso conjunto de iniciativas que promovem a hospitalidade ecológica. Por exemplo, possui uma estação de tratamento de águas residuais que gera água limpa ideal para regar os jardins icônicos da propriedade. Recentemente, investiu em novos equipamentos de ar condicionado e bombeamento em toda a propriedade, incluindo resfriadores magnéticos de água, reduzindo assim o uso de energia, já que todos os equipamentos são iniciados gradualmente e de acordo com todas as necessidades. O hotel tem apenas lâmpadas LED em todas as áreas públicas, como estacionamentos e áreas de serviço, além de lâmpadas solares que economizam energia. E ainda, os hóspedes que viajam em carros elétricos têm três carregadores, incluindo um carregador universal e dois para usuários Tesla. IMAGENS.

• W Punta de Mita - Localizado na cobiçada Riviera Nayarit, este complexo vanguardista à beira-mar está ajudando a preservar as praias do México. O resort está assumindo o desafio viral #TrashTag para o Dia da Terra e convida a comunidade local a se unir para ajudar a tornar as praias e o mundo um lugar mais limpo. Hoje, dia 22 de abril, irá realizar um evento de limpeza de praia, gerando conscientização e ativismo nas pessoas. Depois de ajudar a salvar o planeta, uma meditação guiada será feita, a alguns passos das ondas do Pacífico, agradecendo a Mãe Natureza por tudo que ela deu à região e os participantes serão convidados a recarregar as energias também com refrescos leves. IMAGENS.

• Nos últimos anos, vários hotéis receberam a certificação Greenleaders™, do TripAdvisor, em diferentes níveis, incluindo o Marival Resort e o Hard Rock Hotel Vallarta, que alcançaram o nível Platinum, maior reconhecimento do programa, concedido a hotéis e resorts que atendem a 60% ou mais dos requisitos mínimos. Esses critérios incluem planos de reutilização de roupas de cama e banho, monitoramento regular do consumo de energia, reciclagem; além de usar sistemas de eficiência energética, como iluminação e educar funcionários e convidados sobre práticas ecológicas. IMAGENS.

• A praia de Nuevo Vallarta Norte e a Marina da Riviera Nayarit obtiveram, pelo sexto e quarto ano consecutivo, respectivamente, o prêmio Bandeira Azul concedido pela Fundação Europeia de Educação Ambiental (FEE) às praias e marinas que cumprem critérios estabelecidos de qualidade, segurança, educação e informação ambiental.

Sobre Puerto Vallarta & Riviera Nayarit

Sobre Riviera Nayarit
Reconhecida pela incomparável oferta de luxo e pelas maravilhas naturais protegidas, Riviera Nayarit percorre 308 quilômetros da costa do Pacífico acompanhados pela majestosa montanha Sierra Madre. Apenas 10 minutos ao norte do Aeroporto Internacional Gustavo Díaz (PVR), em Puerto Vallarta, essa região do estado de Nayarit inclui a cidade-resort Nuevo Vallarta, a histórica vila de San Blas, o exclusivo esconderijo das celebridades Punta Mita, o “boho-chic” paraíso do surfe Sayulita, vilas de pescadores, quilômetros de praias serenas e a espetacular Banderas Bay. Riviera Nayarit deslumbra visitantes de todos os cantos do mundo com atividades como circuitos de golfe do PGA Tour, spas de luxo, observação de baleias, contato com tartarugas, tirolesas, surfe, observação de pássaros, cozinha internacional e artesanato da tribo Huichol, nativa da área. A região atrai e sacia turistas de todos os gostos e bolsos com seu grande leque de acomodações, incluindo resorts chiques de luxo, hotéis-boutique focados em ecoturismo e exóticos bed & breakfast.

Riviera Nayarit é reconhecida como “Virtuoso Preferred Destination” foi recentemente honrada com quatro prêmios no HSMAI Adrian Awards de 2018, uma prestigiada premiação que reconhece melhores práticas inspirada por publicidade, relações públicas e marketing na indústria da hospitalidade, esses quatro novos prêmios para o Tesouro Mexicano do Pacífico completam um total de 12 troféus da HSMAI Adrian Awards conquistados ao longo de nove anos: três de ouro, quatro de prata e cinco de bronze. Ratificando o alto calibre das acomodações e restaurantes de Riviera Nayarit, o destino tem quatro hotéis AAA Five Diamond, 11 hotéis AAA Four Diamond, um restaurante AAA Five Diamond, seis restaurantes AAA Four Diamond, 13 hotéis AAA Three Diamond e 26 restaurantes AAA Three Diamond.

Para mais informações, visite www.RivieraNayarit.com ou siga Riviera Nayarit no Facebook, Twitter @riv_nayarit e Instagram @riviera_nayarit.

Sobre Puerto Vallarta
Puerto Vallarta, Jalisco, é um dos destinos litorâneos mais importantes do México, especialmente pela ampla oferta turística, cultural, gastronômica e desportiva. Localizado na costa norte de Jalisco, no Pacífico mexicano – adjacente ao Estado de Nayarit, com o qual compartilha a Baía de Banderas – conta com uma oferta de hospedagem de 12400 quartos, infraestrutura de primeiro nível para o turismo de eventos e excelente conectividade aérea. O Aeroporto Internacional Gustavo Diaz é a porta de entrada para o destino e recebe mais de 4 milhões de visitantes anualmente. Para mais informações, visite www.visitapuertovallarta.com.mx / @Puertovallarta.