República Dominicana: Os melhores passeios em terra para viajantes de cruzeiros

De 2014 a 2018, o país recebeu mais de 4 milhões de visitantes por essa via; Os destinos oferecem experiências de aventura, natureza e cultura para que turistas aproveitem ao máximo o dia de parada nessas regiões

Quinta-feira, 11 de abril de 2019 — São Paulo, 11 de abril de 2019 - Todos os anos, desde a costa de Punta Cana e Península de Samaná, até Santo Domingo, La Romana ou a costa norte de Puerto Plata, inúmeros cruzeiros incluem a República Dominicana em seus itinerários. Razões não faltam: lugares carregados de história e cultura, praias de água turquesa ideais para snorkeling, uma natureza exuberante e diferentes opções de aventura garantem aos passageiros de cruzeiros de todo o mundo experiências inesquecíveis.

“O destino oferece aos visitantes uma infinita variedade de excursões e passeios para todas as idades, interesses e gostos. Uma vez em terra, graças às curtas distâncias do nosso país, os turistas têm a oportunidade única de visitar em uma mesma escala os mais variados e encantadores cenários do Caribe”, afirma Magaly Toribio, assessora de Marketing do Ministério do Turismo da República Dominicana (MITUR).

Viajar de cruzeiro é uma tendência consolidada em todo o mundo e os números oficiais da República Dominicana refletem isso. Nos últimos quatro anos, o país recebeu mais de 4 milhões de visitantes por essa via, com um crescimento de 105,33% no período 2014-2018.

Com uma localização geográfica privilegiada, onde o rio Ozama desemboca no Mar do Caribe, a capital Santo Domingo, é uma das paradas mais cativantes pela grande riqueza cultural. Ao cruzar o porto se encontra a Cidade Colonial, a primeira cidade estabelecida pelos espanhóis no Novo Mundo, declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, ideal para ser percorrida caminhando ou a bordo do Trem Chu-Chu.

A rua histórica Calle Las Damas abriga construções emblemáticas, como a Fortaleza Ozama, a mais antiga da América; o Alcázar de Colón, um palácio de estilo gótico e renascentista que foi casa de Diego Colón, filho de Cristóvão Colombo; e a primeira catedral da América, cuja construção é datada em 1540. A Calle el Conde, a primeira rua comercial do Novo Mundo, segue sendo a região comercial para pedestres mais popular. Ao longo de 10 quadras, esta rua de paralelepípedos está cheia de restaurantes, cafés, lojas de souvenirs e vendedores de arte.

Os diversos museus e galerias da Cidade Colonial são uma oportunidade excepcional para conhecer a arte local e a história. A experiência cultural pode ser completa com o paladar: há restaurantes para todos os gostos, que oferecem os mais diversos pratos preparados por chefs renomados locais e internacionais. Além disso, Santo Domingo é um lugar excelente para fazer compras, por conta das lojas de grife nos centros comerciais, em especial o Blue Mall e o Ágora. Uma volta na cidade leva normalmente de duas a quatro horas, dependendo da rota ou das preferências de atividades.

Já os turistas que fazem escala em Puerto Plata na Costa Norte, podem se deslumbrar com as charmosas casas vitorianas e construções do século XIX que preenchem o coração da cidade, assim como a Fortaleza San Felipe - sobre o Malecón -, que os espanhóis construíram em 1541. Duas visitas atrativas são o Museu do âmbar e a fábrica de Ron Brugal, o emblemático rum dominicano.

A  cerca de 60 quilômetros de Puerto Plata, as ruínas de La Isabela atraem os amantes de história e cultura, já que abrigam os restos da primeira residência de Cristóvão Colombo no Novo Mundo e a primeira igreja onde foi celebrada uma missa. Na área das ruínas se encontram o Templo das Américas, uma versão moderna da igreja original e um museu do sítio.

Para os amantes dos esportes aquáticos, perto de Puerto Plata, o povo de Cabarete oferece as melhores praias para praticar surfe, kiteboarding, windsurf e SUP, enquanto Sosúa é um bom lugar para mergulhar. Se o turista que está no cruzeiro tem uma parada de, pelo menos quatro horas, visitar o pequeno e paradisíaco Cayo Arena, em frente às praias de Punta Rucia e La Ensenada, também é uma ótima opção.

E se aventura é o assunto, os viajantes poderão subir de teleférico até o topo do monte Isabel de Torres, uma emocionante experiência que oferece vistas e paisagens impressionantes. Dependendo do tempo disponível, podem realizar um tour para as 27 quedas de Damajagua, onde sentirão a adrenalina de saltar de cascata em cascata, ou fazer um safari de buggies 4x4 para explorar as belezas do interior da costa norte.

Para mais informações, visite http://www.godominicanrepublic.com/pt-br/

Sobre a República Dominicana

A República Dominicana é um destino muito especial e exclusivo, reconhecido mundialmente pelas atrações inusitadas, pela rica cultura, confortos e pelo clima perfeito durante todo o ano. Facilmente acessível em voos diretos da maioria dos principais aeroportos, o país agrada celebridades, casais e famílias. De trilhas para praias desconhecidas e campos de golfe de classe mundial, na República Dominicana é possível se sentir renovado nas luxuosas e diversas acomodações, explorando relíquias antigas de séculos passados, desfrutando da comida típica e de aventuras de ecoturismo nos magníficos parques nacionais, montanhas e rios.

Rodeada pelo mar do Caribe ao sul e pelo Oceano Atlântico ao norte, a República Dominicana oferece uma variedade de esportes, atividades de lazer e entretenimento, além de experiências culturais únicas, como a dança, festas de carnaval e outras especialidades dominicanas, como charutos, rum, chocolate, café, âmbar e larimar (pedra rara e exclusiva do país). Entre a aventureira Puerto Plata, a exuberante Samaná, a histórica Santo Domingo, a ensolarada Punta Cana, a luxuoso La Romana e a alegre Barahona, há um país em que cada região tem muito a oferecer para qualquer viajante e orçamento.

Além das experiências inexploradas de costa a costa, o país também tem uma reputação mundial por seu povo caloroso e hospitaleiro. Com oito aeroportos internacionais e nove zonas ecológicas diferentes, nunca foi tão fácil ou interessante explorar a República Dominicana. Para mais informações e para começar a planejar sua viagem, visite o site oficial do Ministério do Turismo da República Dominicana em:http://www.godominicanrepublic.com/pt-br/

San Felipe Fort_002.jpg
Puerto Casa de Campo_1.jpg