Pipedrive lança o LeadBooster, nova extensão gratuita de gerenciamento e classificação de leads totalmente integrada ao software

A empresa identificou que mais da metade dos profissionais de vendas recebem leads da web e respostas lentas ou foco nas oportunidades erradas podem atrapalhar o processo de conversão

A Pipedrive anunciou hoje o lançamento do novo LeadBooster(™), bot de conversação para websites que instantaneamente engaja visitantes e classifica leads para identificar os negócios mais promissores e agilizar as conversões de vendas. Totalmente integrada ao software, a ferramenta envia automaticamente os leads qualificados para o funil de venda, ajuda a agendar reuniões e identificar os próximos passos do processo, otimizando o tempo dos vendedores. Hoje, o LeadBooster está disponível gratuitamente para todos os clientes do Pipedrive, em versão beta pública.

Uma pesquisa realizada pela empresa em 2018 com mais de 1,6 mil profissionais da área de vendas, incluindo representantes, gerentes e vice-presidentes, concluiu que 50% dos entrevistados recebem leads diretamente de websites.

"Quando se trata de visitantes da web, respostas lentas podem acabar com um potencial negócio", disse Rodrigo Stoqui, gerente geral da  Pipedrive no Brasil. “Mas responder rápido não é suficiente. Para fazer o melhor uso do tempo, os vendedores precisam de uma maneira ágil e eficiente de qualificar leads. Qual é a natureza do interesse de um potencial cliente? Que prazo ele tem? Ele é um tomador de decisão? Os algoritmos avançados do LeadBooster classificam os clientes em potencial usando um conjunto de critérios e oferecem a possibilidade de agendar uma ligação telefônica para leads altamente qualificados que necessitam de atenção rapidamente, terminando com o vai e vém de comunicação que pode atrasar ou interromper as vendas", explica.

A importância do tempo de resposta a visitantes de um site para o sucesso nas vendas foi destacada em um estudo publicado na Harvard Business Review. Mais de 2.200 empresas dos EUA receberam um teste de lead gerado pela web e tiveram seus tempos de resposta medidos. A maioria das empresas não conseguiu responder com rapidez suficiente. Enquanto 37% responderam em até uma hora, o tempo médio foi de 42 horas e 23% nunca responderam.

O estudo também revela que empresas que entraram em contato com clientes potenciais cerca de uma hora após receberem uma consulta tinham quase sete vezes mais probabilidade de iniciar uma conversa significativa do que aquelas que tentavam o contato uma hora mais tarde e mais de 60 vezes mais chance do que as que esperavam 24 horas ou mais para responder.

Em 2016, um estudo dos mesmos pesquisadores descobriu que o tempo ideal para responder a um lead da web é de cinco minutos e que mesmo uma pequena demora pode resultar na perda da venda. O estudo também identificou que as chances de conseguir entrar em contato e qualificar um cliente potencial caíam dez vezes após os primeiros cinco minutos.

LeadBooster na prática

Com a velocidade de resposta a leads da web sendo fundamental para conversão, o LeadBooster garante que, no momento em que um visitante acessa o site da empresa, apareça uma caixa de bate-papo personalizada que dá a ele as boas-vindas e faz uma pergunta com até cinco alternativas de resposta de múltipla escolha. Dependendo da resposta, o LeadBooster faz mais perguntas ou oferece informações sobre a empresa, formulários de contato e/ou disponibilidade de calendário para agilizar uma ligação telefônica com um vendedor. Os visitantes então recebem uma mensagem de encerramento personalizada. As caixas de bate-papo podem ser incluídas em qualquer página do site da empresa, com recursos de personalização de acordo com o conteúdo de cada página.

Quando o lead é qualificado, o LeadBooster automaticamente insere clientes potenciais no software como um “deal” ou negócio em potencial. No Pipedrive, o processo de vendas para cada lead é dividido em tarefas diárias e essenciais, enquanto tarefas repetitivas são automatizadas ou sugeridas automaticamente. Esses recursos permitem que os vendedores permaneçam focados em interações mais significativas, que movam os negócios adiante. Para não perder nenhum detalhe, o progresso de cada transação é exibido para vendedores e gerentes de vendas.

“O LeadBooster é um componente chave de um pacote abrangente de gerenciamento de leads do Pipedrive”, explica Vinay Ramani, diretor de desenvolvimento de produtos do Pipedrive. “Nossa intenção é fornecer um software adicional que aumente a capacidade de captura, qualificação e agendamento de leads. Os recursos incluirão direcionamento automático e instantâneo dos leads para os vendedores certos e uma maneira de armazenar e gerenciar leads que não são classificados como ‘promissores’, mas que ainda podem ser oportunidades valiosas no futuro", acrescenta.

"Com o LeadBooster, os gerentes de vendas podem ter certeza de que suas empresas não  perderão uma oportunidade de fechar o próximo grande negócio”, finaliza.

Veredito de usuários

Desde o início do ano, mais de 11 mil clientes do Pipedrive puderam testar a versão beta privada do LeadBooster, como Lisa Coyle, co-CEO da provedora de pagamentos 360Payments. "Garantir o fornecimento constante de inbound leads é um desafio que todos os negócios enfrentam diariamente. Embora tenhamos usado formulários da web durante um  tempo, nosso site estava bastante desarticulado do nosso funil de vendas. Desde que passamos a usar o LeadBooster do Pipedrive, melhoramos muito a quantidade de leads online e o nosso tempo de resposta a eles. Isso deu força aos nossos esforços", explicou a executiva.

Sobre o Pipedrive

O Pipedrive é a ferramenta preferida para a gestão de vendas de empresas em crescimento - a plataforma de CRM que torna as vendas mais simples. O Pipedrive mantém tudo em movimento, evita que tarefas sejam esquecidas e acaba com o tédio do trabalho administrativo. Além disso, garante que as atividades de vendas sejam objetivas, ambiciosas e realistas. Atualmente, mais de 75.000 clientes em 170 países e em mais de 100 nichos de mercado usam o software premiado do Pipedrive para gerenciar os seus processos de vendas.

Fundada por profissionais de vendas experientes, o Pipedrive foi lançado em 2010. É uma das empresas de SaaS em nuvem que mais crescem no mundo, tendo angariado USD 80 milhões em financiamento de investidores, incluindo Insight Venture Partners, Bessemer Venture Partners, Atomico, Rembrandt Venture Partners e Paua Ventures.

Carolina Lopezpipedrive, CRM