Pinterest: 8 dicas para criar o Pin perfeito

Se você tem um blog, um site ou um negócio e está buscando a melhor forma de se fazer presente no Pinterest, não precisa procurar mais. A própria plataforma de inspiração tem 7 dicas para criar o Pin perfeito e aproveitar ao máximo todos os recursos disponíveis. 


Para tornar seu conteúdo mais relevante, e trazer ainda mais retorno para o seu negócio, siga as dicas abaixo:


Entendendo o Pinterest

O Pinterest não é uma rede social - é uma plataforma de inspiração com bilhões de buscas por ideias todos os meses. O objetivo principal é ajudar os usuários a descobrir e encontrar inspiração para fazer as coisas que eles amam. Leve isso em conta quando criar, planejar e postar seu conteúdo!


Pins verticais com alta resolução

Fotos lindas, planejadas e com boa resolução chamam a atenção dos usuários. Tenha em mente os dispositivos móveis e adeque o tamanho da fonte para que seja legível em telas pequenas. A dimensão ideal é de 1.000 x 1.500 pixels ou proporção de 2:3.


Links

Quando o usuário clica em um Pin com link embedado, ele é direcionado para um site ou matéria, acessando as informações daquele Pin diretamente na fonte. Por conta disso, é muito importante que todos os Pins do seu perfil levem os usuários a seu site.


Sobreposição de texto

Adicionar cabeçalhos, linha fina e anotações, ou ter uma abordagem criativa ao tipo de fonte e à imagem tornará os Pins mais interessantes. Mantenha o texto claro, conciso e focado.


Crie Pins úteis e informativos 

Quer uma maneira certeira de ver resultados imediatos? Use conteúdo criativo informativo. As imagens em um Pin devem ajudar as pessoas a entender por que um conteúdo, produto ou marca é o melhor para eles.


Descrição completa

No Pinterest, são as descrições que vão fazer os usuários encontrarem seu conteúdo e perfil. Para isso, descreva seus Pins de forma literal, escrevendo uma legenda sobre o tema da matéria linkada nele, e usando palavras-chave relacionadas ao tema.


Hashtags

Ao inserir um hashtag, seja específico e descritivo. Use palavras ou frases que descrevam o conteúdo do Pin, mas não adicione mais de 20 hashtags por vez.


Passo-a-passo ou listas

Pins são ideias e a forma como você as apresenta faz toda a diferença! O formato de passo-a-passo e listas atraem a atenção do usuário por deixarem claro a simplicidade e facilidade de execução do projeto. Por conta disso, acabam sendo mais clicados e repinados.



Quer mais?

Você já experimentou organizar suas ideias usando subpastas? O recurso te ajuda a não deixar nenhum detalhe passar despercebido. Também, lembre-se de checar a guia Mais ideias enquanto você salva ideias para receber Pins ainda mais personalizados!


Relembrando que há uma ferramenta para embedar Pins para um artigo mais visual. Se por alguma razão o design de sua página não suportar Pins embedados, lembre-se de creditar e de colocar um link com o endereço do Pinterest.


Ana Castilho