Conheça as 7 maiores tendências em beleza e bem-estar para 2019

Algumas, como o C-beauty, não estão nem no Wikipedia ainda!

O Instituto e Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento da FOREO, localizado em Estocolmo e Xangai, reuniu seu time de especialistas para lançar seu estudo de tendências para 2019. Reconhecida por estar revolucionando a relação dos consumidores com a beleza e os cuidados pessoais, a Companhia listou sete vertentes que irão influenciar e definir o setor ao redor do mundo durante o ano. 

As novidades incluem ascensão de novos países como fortes players no mercado de beleza, a tecnologia e a personalização como ingredientes principais dos novos lançamentos e o fortalecimento da co-relação entre saúde, bem estar e beleza.

  1. C-Beauty (que significa Chinese-Beauty)

A principal diferença entre o C-Beauty e seus antecessores (o K e J-beauty), é que os chineses estão liderando os avanços tecnológicos do mercado de beleza, trazendo um olhar mais novo e mais moderno sobre tratamentos de beleza. O C-Beauty se trata menos da rotina de beleza em si e é mais sobre a tecnologia por trás de cada produto, o que apresenta um forte contraste em relação aos fabricantes tradicionais. Novas fábricas estão abrindo na China para assimilar as inovações e criar produtos ainda mais inteligentes.

“A China não apenas está liderando o caminho no que diz respeito aos avanços tecnológicos em beleza, mas também está redefinindo a sazonalidade na indústria da beleza - por isso, está presente em muitas das tendências que estamos vendo e se manterá dessa forma ao longo de 2019. Não surpreendentemente, hoje, o mercado de C-Beauty é o de mais rápido crescimento global, com vendas de maquiagem aumentando 30% em valor e soluções sendo exportadas para todo o mundo", pontua Rina Cunha, Gerente Geral da FOREO Brasil. 

  1. Beleza Personalizada

A customização já é uma realidade no mercado de moda e varejo, como observado em cases como o da Coca-cola, que inseriu nomes em suas latinhas, e o da Gucci e Burberry, que trouxeram de volta os monogramas para suas criações.

2019 será o ano em que a indústria da beleza irá definitivamente adotar a customização. Novos produtos serão desenhados para atender as necessidades específicas de cada indivíduo e devices poderão ser programados para atuarem de acordo com cada usuário.  Aos poucos, o que não for personalizado ou pré-programado para atender às necessidades pessoais, ficará de fora.

Nesse cenário, a inteligência artificial será uma aliada ainda mais importante, pois permite que aparelhos não só sejam personalizados, mas aprendam com o tempo de uso. Um exemplo é o LUNA fofo da FOREO, que chega ao Brasil em 2019 e através da IA é capaz de escanear a pele do usuário e sugerir um tratamento de pele específico para cada pessoa. 

  1. Sazonalidade

Sazonalidade apareceu com força nos últimos anos no setor de alimentos, que trouxe à tona a necessidade de consumo de produtos sazonais, respeitando os ciclos naturais da terra e dos vegetais. 

No setor da beleza, esse conceito ganhará força em 2019, com novas soluções e rituais de beleza para atender às diferentes estações do ano, como as sheet masks que podem ser aquecidas no inverno e as tecnologias de resfriamento para cuidar da pele no verão. 

Essa tendência não só trará uma evolução do skincare com produtos cada vez mais eficientes, mas também movimentará o mercado com lançamentos mais frequentes e novidades. 

  1. Beleza Ativa

Em 2018, nós pudemos observar um indício do que estava por vir com muitas marcas de maquiagem e beleza investindo na categoria de beleza ativa, provando que saúde e bem-estar são partes integrantes do ritual de beleza. 

Marcas como a Tarte, que lançou uma coleção de beleza Athleisure, e a E.L.F, que também entrou na onda com a linha Work Out Ready (Pronto para malhar), nos mostraram que beleza por si só não basta.

Em 2019 veremos mais marcas integrando beleza ao bem-estar e vice-versa com aparelhos e lançamentos que irão do banheiro à bolsa de ginástica, presentes antes ou depois da prática de esportes e oferecendo cuidados pessoais de forma integrada.  

  1. A era dos beauty gadgets

Em 2018, vimos a ascensão da “beleza em casa”, com muitas empresas lançando soluções domésticas para todos os propósitos. A indústria de beleza avançou para levar o melhor das clínicas e dos spas diretamente para o banheiro dos consumidores e, novamente, a tecnologia foi a condutora. 

Se gigantes, como Uber e Airbnb, chacoalharam a indústria de transporte e hospedagem com novas soluções, podemos esperar que em 2019 a tecnologia da beleza irá mudar essa indústria como a conhecemos. Isso poderia sinalizar o fim dos spas caros e das consultas regulares a experts?

"Provavelmente não, mas soluções tecnológicas de beleza se tornarão cada vez mais acessíveis e frequentes nos lares, assim como a tecnologia que permeou outras áreas das nossas vidas. Uma consulta ao dermatologista nunca será substituída por esses devices, porém esses serão grandes aliados tanto dos médicos quanto dos consumidores para trazer agilidade e democratizar tratamentos", explica Rina. 

  1. Embalagens dignas do Instagram

Hoje tudo é pensado para ser instagramável. Da decoração das casas às instalações artísticas de uma exposição, tudo precisa ficar bonito no frame quadrado do aplicativo mais usado no momento. E claro que essa tendência está invadindo o setor de embalagens e design de produtos. Se uma marca precisa fazer acontecer, que seja no Instagram!

2019 será completamente voltado para estética digital e marcas de beleza como a Glossier, Tilbury e a FOREO estão elevando isso a outro nível. Será o ano das edições limitadas, embalagens colecionáveis e produtos de beleza super coloridos com design diferenciado, tudo muito fotografável para “lacrar” as redes sociais. 

"A FOREO adiantou essa tendência, investindo no design dos produtos para que fossem não só funcionais, mas lindos e compartilháveis. As embalagens também não ficaram atrás, como as das máscaras do UFO, por exemplo, que são quadradinhas e coloridas, com tipografia e design pensado para serem fotografadas", explica a Gerente de Marketing de Produto da FOREO, Dalia Fernandez.

  1. Superfoods

Nenhuma lista de tendências em beleza e bem-estar estaria completa se não citasse as superfoods, alimentos que, em pequenas porções, trazem alta densidade nutritiva, poucas calorias e grandes benefícios ao organismo. Sua ingestão vai ao encontro da tendência de beleza ativa, que relaciona definitivamente beleza a bem-estar e saúde. 

Ao que tudo indica, 2019 será o ano do colágeno e do Hamamélis, um ingrediente conhecido por sua capacidade de tonificação, suavização de vermelhidão e inflamação na pele. De acordo com o Pinterest, houve um aumento de 305% nas buscas por Hamamélis e dados do Google Trends revelam que as pesquisas por colágeno atingiram um nível recorde. A China (de novo ela!) está entre os três principais países do mundo a liderarem essas buscas, fato que comprova o crescimento da demanda pelo produto no país. 

Sobre a FOREO

Fundada em 2013, a FOREO é uma empresa global especializada em soluções inovadoras e inteligentes de beleza e bem-estar para o dia a dia, com sede em Estocolmo, Suécia. Reconhecida mundialmente por inovar no design de produtos e embalagens exclusivas, a marca está revolucionando o mercado de beleza, por meio dos mais de 3 mil colaboradores, em 20 escritórios, nos cinco continentes, que desenvolvem constantemente produtos inovadores e que tenham impacto positivo no bem-estar, autoestima e confiança de milhões de pessoas no mundo.

Todos os produtos estão disponíveis globalmente on-line e através de varejistas em todo o mundo. No Brasil, a FOREO recém iniciou suas operações e seus produtos já são comercializados via distribuidor e vendidos por parceiros, como Sephora, The Beauty Box, Drogarias Iguatemi, Beleza na Web, entre outros.

Carolina Lopez